Dia Mundial da Água | Temos o que comemorar? Um convite à reflexão e conscientização
Água limpa para um Mundo saudável
Infelizmente temos muito pouco, ou quase nada a comemorar no Dia Mundial da Água. Para mim, este é mais um dia para reflexão profunda, do que para comemoração.
Fonte de Vida pela qual todos nós deveríamos ser eternamente gratos, e elemento fundamental à sobrevivência na Terra, a Água é hoje motivo de alerta, de situação de emergência em muitos países. E a previsão é de que em um futuro próximo, sua falta, seja um problema em todo o planeta.
Tal como diz a ONU, o acesso a água potável é uma questão de Direitos Humanos. Porém, incoerentemente, a maior parte da humanidade é a responsável por sua escassez.
E tudo isso, porque o ser humano têm um problema sério com a 'falta':
- falta de consciência
- falta de Educação e cidadania (com 'E' maiúsculo mesmo)
- falta de respeito à Vida (sim, afinal o homem não é o único ser vivente na Terra e que depende da água)
- falta de Amor e respeito pela Natureza, enfim...
- falta de Amor até por si próprio, uma vez que é e será, o maior prejudicado por sua inconsequência e degradação ao Meio Ambiente.
Por isto acredito que não temos o que comemorar. Um exemplo infeliz (diante de inúmeros que vemos), lastimável e triste mesmo de se ver, é o vídeo que ilustra este artigo.
Antes de prosseguirmos, vejam o reflexo das "sobras da folia" do carnaval na Bahia e embora este vídeo não seja recente, não creio que este ano tenha sido muito diferente disto que você vai ver: a falta de consciência e o desrespeito de turistas e moradores:
Dica: Se você recebe os artigos por e-mail e não consegue visualizar o vídeo abaixo, acesse o blog e veja o vídeo aqui
É de fato lamentável. Todos os anos inúmeras e incontáveis toneladas de lixo são despejadas nos oceanos, resultando não somente na poluição e contaminação das águas, como também, na morte de inúmeros animais marinhos e aquáticos, que sofrem com o descaso e a inconsciência do ser humano.
No mais, temos de parabenizar iniciativas como esta, do surfista *Bernardo Mussi e do biólogo *Francisco Pedro (segue link ao final do post para o artigo completo e fotos do mergulho), que sem esperar ajuda de ninguém, e com simples máscaras de mergulho, sem respirador, tiveram iniciativa e agiram recolhendo do mar, inúmeras latas de cerveja vazias, como vocês puderam assistir acima.
E todos têm responsabilidade para com um evento deste porte, o qual jamais poderia ocorrer à beira da praia, uma vez que o carnaval há tempos, deixou de ser uma "manifestação cultural", para tornar-se uma "festa sem dança, sem alegria, sem vida e sem poesia"; uma indústria milionária de entretenimento, que visa ao lucro acima de tudo, onde aos foliões de hoje em dia, só o que importa é sexo, bebidas e drogas.
E para refletir mais um pouco, segue a história que deu origem ao Dia Mundial da Água e a Declaração Universal dos Direitos da Água:
História do Dia Mundial da Água
"O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido?
A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Esta situação é por demais preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
Sugestões não faltam:
- não jogar lixo nos rios e lagos;
- economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc);
- reutilizar a água em diversas situações;
- respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser
humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente
disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra."
---------------------------
Informe-se mais a respeito e fique atento:
Outras notícias relacionadas:
Fontes:
United Nations - ONU
Nações Unidas no Brasil
Rádio ONU -Rádio das Nações Unidas
Sua Pesquisa
O surfista Bernardo Mussi e o biólogo Francisco Pedro - Site Global Garbage
(* E obrigada a você Vadis querido, pelo envio do texto 'A História do Dia Mundial da Água')
Este artigo foi originalmente escrito em Março / 2010 mas atualizado hoje (22/03/12), pois acredito ser de extrema importância a reflexão este tema, e isso independe de data ou qualquer ‘comemoração’. É uma questão de consciência, e esta, não tem ‘prazo de validade’.
Ainda mais neste momento em que a nossa Mãe Natureza vem se movimentando em ritmo acelerado e realizando toda a ‘limpeza’ e purificação necessária no planeta, neste grande ‘parto’ (basta ver os terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra, etc…), preparando-nos para o Novo Mundo tão desejado por muitos, onde este tipo de comportamento destrutivo e inconsequente que ainda hoje vemos sendo praticado pelo ser humano, não terá mais lugar.
Portanto a hora chegou! Não tem mais como dar desculpas. Não há mais tempo. Esta é uma responsabilidade de todos e nós só temos duas opções agora: DESPERTAR ou DESPERTAR!!!
Valorizar e preservar este elemento tão sagrado com que fomos abençoados, é uma questão de consciência e é emergencial.
Muita Paz, Luz, Sabedoria e Discernimento a todos nós. Carecemos e muitíssimo mesmo.
·٠•●❤ Um abraço fraterno e beijo no coração direto do meu.
Amor Incondicional e Paz em todos os Quadrantes, sem fronteiras! ❤●•٠·˙
Lucy
Gostou? Compartilhe ♥
Sobre a Autora:
Lucy Sem Fronteiras ❤ Ativista da ‘’Luz’’… uma Cidadã do Mundo, sua religião é o Amor, sua raça é a Humanidade e a Terra é o seu país. Interessada por ativismo, causas espiritualistas, pacifistas, ambientalistas e humanitárias. Mais ♥ | Facebook | Twitter | Contato |