05 janeiro 2012

Bunker Roy: Aprendendo com os ''pés descalços'' | O Diplomata que fundou uma Universidade para os pobres (Legendado) Maravilhoso!!!

Bunker Roy

Bunker Roy, o Diplomata ‘’sonhador’’ e visionário que faz a diferença na vida de milhares de pessoas!

 

Nada como começar o ano com boas notícias, não é?! E exatamente por isso, faço questão em compartilhar esta história simplesmente  M A R A V I L H O S A  e desde já, peço a você que ajude-me por favor, a divulgá-la ao máximo pelos ‘’quatro cantos’’ do mundo tanto quanto pudermos, este exemplo incrível deste homem que fez (e continua fazendo) a diferença na vida de milhares de pessoas, e que com certeza vai emocioná-lo tanto quanto emocionou a mim ao assistir o vídeo abaixo!  Não deixe de assistir até o final!

Poucas são as pessoas que escolhem viver na pobreza. Porém para o empreendedor social indiano Sanjit "Bunker" Roy , nascido em ‘’berço de ouro’’, criado nos melhores colégios e formado pelas melhores e mais caras Universidades, pertencendo a mais alta elite indiana, cansado de ver tanta injustiça e as pessoas sendo negligenciadas, excluídas e desconsideradas na sociedade (o que lhe incitou grande ‘’raiva’’ interior a princípio), há mais de trinta anos atrás, ele simplesmente rejeitou a vida privilegiada que sua família tinha planejado para ele e foi viver em uma aldeia para experimentar ‘'a vida dos pobres’’, fundando a Universidade Pés Descalços onde ensina mulheres e homens do meio rural - muitos deles analfabetos - a tornarem-se Engenheiros Solares, Artesãos, Dentistas e Médicos nas suas próprias aldeias.

 

Bunker RoyAo fazer isso, ele descobriu no povo de extraordinária sabedoria e talento, que estavam apenas esperando por uma oportunidade de serem motivados e de ajudarem a si próprios para sair da pobreza.

Inspirado, ele fundou a Barefoot College - uma ONG que tem como objetivo resolver problemas nas comunidades rurais, equipando seu povo com as habilidades e o conhecimento necessário para torná-las auto-suficientes e sustentáveis. Barefoot College é a única faculdade no mundo construída pelos ‘’pobres’’, para os pobres e gerida pelos pobres que ganham menos de US $ 1 por dia. O colégio segue o estilo de trabalho e estilo de vida de Mahatma Gandhi. Desde 1972, mais de 20 Faculdades Barefoot foram iniciados em mais de 13 estados indianos.

Identificado pelo ‘’The Guardian’’, em janeiro de 2008 como um dos 50 ambientalistas no mundo que poderia ajudar a salvar o planeta, e em abril de 2010, reconhecido pela revista ‘’TIME Magazine’s’’ como uma das 100 Pessoas Mais Influentes no mundo, Bunker Roy, hoje compartilha suas experiências em palestras públicas gratuitas que realiza.

 

O mais incrível é que o maior foco de Bunker não é alfabetização em si, mas sim, incentivar e desenvolver as habilidades latentes das pessoas (coisa que os Mestres de Luz estão sempre nos lembrando, não é mesmo?!), pois ele acredita que a Índia e a África estão cheias de pessoas que possuem ricas habilidades, conhecimentos e desenvoltura, e que não são reconhecidos como Engenheiros, Arquitetos ou Especialistas em água, mas que podem trazer muito mais para as comunidades, do que os governos ou grandes empresas!

Essas "soluções pés descalços" podem ser classificadas em Energia Solar, Água, Educação, Saúde, Artesanato Rural, a ação das pessoas, comunicação, capacitação e desenvolvimento de homens e mulheres.

O programa de educação Barefoot College, por exemplo, como disse acima, ensina alfabetização mas também habilidades, incentivando o ‘’vivenciando a aprendizagem’’. (A alfabetização é apenas parte do programa.)

E meus queridos, vejam que coisa mais linda: a Organização Bunker também tem treinado com sucesso avós da África e da região do Himalaia para serem Engenheiras Solares para que elas possam levar eletricidade às suas aldeias remotas.

Como ele diz, Barefoot College é "um lugar de aprendizagem e desaprendizagem: onde o professor é o aluno e o aluno é o professor."

Bem, chega de falar e vamos direto ao vídeo! Vejam e ouçam com atenção este verdadeiro ‘’Cidadão Planetário’’ visionário compartilhando de seus sonhos de um mundo melhor, conosco:

Bunker Roy | Aprendendo com os ''pés descalços'' - Legendado PT from Lucy Sem Fronteiras

(* Se acaso recebe os artigos do blog por email, talvez não consiga ver o player de vídeo acima. Neste caso clique aqui e veja direto no blog)

 

* Se preferir, veja o link para este vídeo no Youtube em duas partes: PARTE 1 e também PARTE 2 FINAL

 

Esta é uma história linda e uma notícia que tem de ser compartilhada!

Ela é a maior prova de que nós podemos TUDO, quanto acreditamos que podemos!!!

Basta ter uma vontade fortalecida e claro, colocar sempre o Amor em primeiro lugar, que o restante acontece. O Universo diz ‘’Amém, assim seja!’’ e vai atrair todas as coisas, pessoas, eventos, ferramentas, etc, enfim, tudo de que necessitemos para concretizarmos nossos sonhos e transformá-los em realidade.

E que fique claro, reitero que Bunker Roy conseguiu tudo isso, não porque ele veio de uma família abastada e de elite. Não, de forma alguma! Ele conseguiu justamente porque com certeza ele colocou o Amor em primeiro lugar, porque ele se dispôs a criar algo em benefício do maior número de pessoas possível. Porque o Amor Fraterno e Universal, lhe falou mais alto ao coração.

Então, que este exemplo lindo, possa nos inspirar neste ano (e por todo o sempre), a buscarmos e desenvolvermos nossas habilidades latentes mas adormecidas; que possa nos motivar a sairmos da inércia para irmos em busca e concretizarmos nossos sonhos; que  ajudemos a construir e co-criar este Novo Mundo que tanto desejamos e não somente a nós mesmos, mas a todos os irmãos planetários, e estendendo a todos os seres da Criação.

E a propósito: não sou contrária a se buscar estudos, de forma alguma, mas esta história também serve muito de ‘’exemplo’’ a quem acredita que só ‘’títulos acadêmicos’’ é que fazem uma pessoa ser especial, diferente, importante, criativa, ética...

Estes homens e mulheres são verdadeiros Engenheiros, Médicos, Dentistas, etc.. formados pela Universidade da Vida com base no Amor ao Próximo!

Não há ‘’escola’’ com melhores lições…

Há inúmeras formas de fazermos a diferença no mundo ou na vida das pessoas a nossa volta.

Somos todos Cidadãos Planetários, resta-nos apenas tomarmos consciência disso e agirmos como tal. Afinal, ser um Cidadão Planetário, nem de longe, tem algo a ver com ter ou portar um ‘’passaporte diplomático’’ ou ostentar algum título ou diploma.

Canso de ouvir e ler pessoas comentando que gostariam de fazer algo, adorariam ‘’ajudar’’ mas que não podem, não têm ‘’meios’’, não têm como , etc.

Quando na verdade, a única coisa que falta mesmo é a força de vontade!

Portanto vamos lá meus queridos, simbora fazer a diferença no mundo. Simbora ser a ‘’Luz’’ que cada um de nós, veio ao mundo para ser!

Mudemos, nos transformemos, … vamos nos renovar a nós mesmos, para que este seja de fato, um Ano realmente Novo.

Que em 2012, façamos a diferença em nossas vidas, … e assim, estaremos fazendo a diferença no mundo…

 

Muita Paz, muito Amor, Compaixão, Luz, Sabedoria, Discernimento, Poder de Realização, e muito boa vontade a todos nós…

 

·٠•●❤ Um abraço muito fraterno e um beijo em seu coração direto do meu!

Amor Incondicional e Paz em todos os Quadrantes, sem fronteiras. ❤●•٠·˙

Lucy

www.amorepazsemfronteiras.com

Paz flores

Gostou? Compartilhe ♥


Print Friendly and PDF

   Sobre a Autora:  

Lucy Sem Fronteiras Lucy Sem Fronteiras ❤  
Ativista da ‘’Luz’’… uma Cidadã do Mundo, sua religião é o Amor, sua raça é a Humanidade e a Terra é o seu país. Interessada por ativismo, causas espiritualistas, pacifistas, ambientalistas e humanitárias.
Mais ♥ | Facebook | Twitter | Contato

Ou receba as atualizações no seu email:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Comentários
11 Comentários

11

Comentários:

Jeana Andrea comentou...

Saindo nesse momento... Li por cima rapidamente, mas ja vi que na volta vou me emocionar lendo...
Quando retornar, lerei com calma.
BjOo amada... linda vida sempreeeeeeee...

Atena comentou...

Lucy anjo:
Muito, mas muito obrigada por compartilhar esta notícia para começarmos o ano vendo coisas boas. Andam tão escassas as boas notícias...
Que trabalho maravilhoso desse homem.
Parabéns pela postagem.
Tem textos bons lá no Expansão que você ainda não curtiu. rsrs
mil beijos procê

Andreia Moreira nuncio comentou...

Fantástico!!! tem mais vídeos dele? Vamos divulgar o trabalho da Barefoot! Beijos, Andréia Moreira Nuncio

Lucy Sem Fronteiras comentou...

@Jeana Andréa Veiga Coutinho

Je, vai lá querida! Boa viagem amore, aproveita o descanso que é merecido viu rsrs

Quando voltar vc le e assisti e daí como já te conheço um bocado, já sei que vc vai se emocionar a valer rsrs.

Beijos no coração direto do meu amada;)

Lucy Sem Fronteiras comentou...

@Atena

Atena minha querida!!! Saudades de ti!! :))
Eu é que agradeço tua presença aqui e sua vibe de sempre lá em cima viu;)
E sim, um exemplo como este é de tocar fundo no coração mesmo e nos inspirar!

Quanto ao Expansão eu vou lá sim com o maior prazer, visitar, ler e deixar minha marquinha registrada rsrs.
É que final de ano foi correria pra mim q trabalho com turismo e agora período de férias tb. Mas faço questão sim em colocar a leitura em dia, dos blogs amigos que eu adoro e curto, como o teu;)

Super beijo em seu coração direto do meu minha querida!!!

Lucy Sem Fronteiras comentou...

@Andreia Moreira nuncio
Fantástico, formidável mesmo o trabalho dele e merece ser compartilhado aos quatro cantos!

Quanto aos vídeos, encontrei mais alguns, mas ainda não tive tempo pra fazer a tradução. Assim que conseguir te aviso e publico tb.

Beijo grande minha querida, obrigada por compartilhar tb.
Paz profunda;)

Anônimo comentou...

Estou sem palavras !! me senti uma formiga perante este espirito de Luz !!!
Obrigada por me enviar esta mensagem

Anônimo comentou...

Olá Lucy Sem Fronteiras, ótimo dia!!! Como vai você...

Lucy, meu nome é Claudio e o e-mail da Equipe com a qual eu trabalho é yoga@yogaclassico.com.br, o site é www.yogaclassico.com.br

Recebi um e-mail de uma grande amiga, me dando o seu site, e ela tentou me transferir informações sobre Bunker Roy, fundador do Barefoot College no Rajasthão. Uma espécie de Universidade Pés Descalços.
Porém, no momento, encontro-me no alto Himalaya, atuando com duas ONGs locais em projetos educacionais e de reciclagem, junto a adultos, crianças e jovens.
Com muito sacrifício, estamos desenvolvendo lentamente os projetos aqui, pois faltam recursos e condições e no dia a dia, não é tão simples. Mas temos conseguido excelentes resultados, nos quais ninguém daqui acreditava. E conseguimos o apoio de muitas pessoas da região, o que é importante.
Por outro lado, tente ver algum video ou site a respeito do trabalho do Bunker Roy, junto com as comunidades daqui, más não conseguimos.

Então, peço-lhe a especial gentileza, que caso veja esta mensagem, nos envie para o e-mail acima, um site ou um e-mail dele, para que possamos tentar algum contato, não só para troca de informações, más também de experiência.

Agradeço-lhe imensamente e Namaste,
Claudio Duarte, de São Paulo, más atuando junto com hindus e outros aquino Himalaya, com recursos excassos, porém - todos nós - com muita garra e determinação.

Lucy Sem Fronteiras comentou...

@Anônimo
Olá Cláudio, como vai meu querido?
Que grande prazer recebê-lo aqui em Amor e Paz!
E que emocionante saber que neste momento encontra-se no Himalaia realizando este trabalho tão lindo!!!

Quanto ao trabalho de Bunker Roy, todas as informações que consegui reuní no artigo acima. Inclusive atualizei o artigo com o site do Barefoot College que consegui a pouco, e talvez seja o meio para que você possa tentar um contato mais direto.

O site é:

http://www.barefootcollege.org/

E o canal deles no Youtube é:

http://www.youtube.com/user/barefootcollege

Quem sabe por meio deles vc consiga maiores detalhes sobre como comunicar-se com Bunker Roy ou com o Barefoot College.

Tb sou de SP, e trago comigo de tempos ''longínquos'', uma certa afinidade, sintonia com o hinduísmo, e o Himalaia... coisas que só o ''espírito'' sabe...

Espero que de tudo certo e consiga fazer contato meu querido.
Desde já, sinta-se sempre muito bem vindo, e se eu puder ajudar em algo mais, estarei às ordens.
E caso queira relatar mais a respeito deste trabalho que vc vem fazendo aí, pode me escrever por email tb. Dependendo do que for, tb posso ajudar a divulgá-lo aqui se houver necessidade.

Um abraço muito fraterno Claudio,
Namastê

Lucy Sem Fronteiras comentou...

@Anônimo
Bem vindo(a) meu querido(a)!
E realmente este é um grande exemplo de um coração cheio de Luz sim, que nos faz sertirmo-nos como pequeninas formigas mesmo perante este trabalho tão incrível, lindo, amoroso, de um coração generoso de verdade. Que possamos nos inspirar nele não é? :)

Um abraço fraterno a ti,

Lucy

Anônimo comentou...

oi LUCY BOM DIA,
Recebi um e-mail de uma grande amiga, me dando o seu site,

Tenho urgência em trabalhar como enfermeira.. Insegurança batendo a porta, alguém p me ajudar, estågio voluntårio também serve. Obrigada. MEU E-MAIL fattimaaramos@ig.com.br
obrigada bjsssssssss.

Fico feliz e sou grata com a sua presença!
Compartilhe idéias, comente os artigos, dê sugestões e ajude o blog a crescer. Seu comentário é importante, seja bem vindo!
Leio e respondo por aqui.
Volte para ler, tá ♥ \o/ ♥ e recomende se gostar;)
Aqui todos deverão ser respeitados em suas diferenças.

Obs:
• Se seu comentário não tem relação com este post,
deixe-o no LIVRO DE VISITAS..
• Se preferir enviar um e-mail, visite a página de CONTATO..
• Siga, acompanhe, participe e fale comigo nas REDES SOCIAIS..

Os comentários deste blog são moderados. Mas é sempre um prazer recebê-lo aqui :)

•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Paz e Amor! Beijos no ♥ direto do meu ♥ •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤



Acompanhe Amor e Paz Sem Fronteiras ♥



Junte-se a nós por Amor e Paz ♥



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença

Cite sempre a fonte original, inclua o link e não retire os créditos. Todos somos dotados de infinita capacidade criadora. Crie, não copie. Exerça seu poder criador.

www.amorepazsemfronteiras.com.br

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape Creative Commons License
♥ Amor e Paz Sem Fronteiras ♥ by Lucy Ramos * sob uma Licença Creative Commons