Bolívia cria Lei da Mãe Terra | O País dando exemplo ao Mundo!
Um grande exemplo a ser seguido por todas as nações do mundo!!!
A Bolívia está em vias de aprovar a primeira legislação mundial dando à natureza direitos iguais aos dos humanos. A Lei da Mãe Terra, que conta com apoio de políticos e grupos sociais, é uma enorme redefinição de direitos.
Ela qualifica os ricos depósitos minerais do país como "bençãos", e se espera que promova uma mudança importante na conservação e em medidas sociais para a redução da poluição e controle da indústria, em um país que tem sido há anos destruído por conta de seus recursos, informa o Celsias.
Na Conferência do Clima de Cancun, a Bolívia destoou da maioria quando declarou que todo o processo era uma farsa, e que países em desenvolvimento não apenas estavam carregando a cruz da mudança do clima como, com novas medidas, teriam de cortar também mais suas emissões.
A Lei da Mãe Terra vai estabelecer 11 direitos para a natureza, incluindo o direito à vida, o direito da continuação de ciclos e processos vitais livres de alteração humana, o direito a água e ar limpos, o direito ao equilíbrio, e o direito de não ter estruturas celulares modificadas ou alteradas geneticamente.
Ela também vai assegurar o direito de o país "não ser afetado por megaestruturas e projetos de desenvolvimento que afetem o equilíbrio de ecossistemas e as comunidades locais".
Segundo o vice-presidente Álvaro García Linera:
"… ela estabelece uma nova relação entre homem e natureza. A harmonia que tem de ser preservada como garantia de sua regeneração. A Terra é a mãe de todos."
O presidente Evo Morales é o primeiro indígena americano a ocupar tal cargo, e tem sido um crítico veemente de países industrializados que não estão dispostos a manter o aquecimento da temperatura em um grau. É compreensível, já que o grau de aquecimento, que poderia chegar de 3.5 a 4 graus centígrados, dadas tendências atuais, significaria a desertificação de grande parte da Bolívia.
Esta mudança significa a ressurgência da visão de um mundo indígena andino, que coloca a deusa da Terra e do ambiente, Pachamama, no centro de toda a vida. Esta visão considera iguais os direitos humanos e de todas as outras entidades. A Bolívia sofre há tempos sérios problemas ambientais com a mineração de alumínio, prata, ouro e outras matérias primas.
O ministro do exterior David Choquehuanca disse que o respeito tradicional dos índios por Pachamama é vital para impedir a mudança do clima.
"Nossos antepassados nos ensinaram que pertencemos a uma grande família de plantas e animais.”
“Nós, povos indígenas, podemos com nossos valores contribuir com a solução das crises energética, climática e alimentar". Segundo a filosofia indígena, Pachamama é "sagrada, fértil e a fonte da vida que alimenta e cuida de todos os seres viventes em seu ventre."
Fonte: Planeta Sustentável
Na verdade se pensarmos bem, é até absurdo ter que criar uma lei que garanta o direito à vida de todos os seres.
Se o ser humano tivesse consciência, não precisaríamos de leis deste tipo, pois isso deveria ser algo natural e óbvio.
Porém, por tudo o que vemos acontecer diariamente com nosso planeta, esta notícia sim, é motivo de festejo e esta iniciativa deve ser colocada em prática por todos os países!
Este com certeza é um grande passo dado e que seja sim, ‘’copiado’’. Pois tudo o que não tem serventia alguma, nossos líderes de governo tratam de ‘’copiar’’ de outros países, então que implantem isso no Brasil urgentemente também.
É fato que nem o Código Florestal brasileiro está devidamente garantido e estruturado, de modo a proteger nossas florestas e mananciais. Ao contrário, a luta é contínua por todos aqueles que defendem a nossa Natureza, uma vez que políticos e muitos empresários têm interesses escusos visando o lucro, enriquecimento e benefícios próprios, ainda que em detrimento de nossas matas, florestas, animais, etc.
Porém, que ACORDEM o mais breve possível, pois proteger a Natureza deixou de ser uma escolha para ser um compromisso (e porque não dizer ‘’obrigação’’?!) que devemos assumir imediatamente e a única opção para o mundo e para todos nós daqui para frente.
É ilusão acreditarmos que teremos Paz no Mundo sem coexistência com a Natureza! Sem respeitarmos o direito à vida, de animais, vegetais, minerais e não somente do ser humano.
Portanto, que a LEI DA MÃE TERRA criada pela Bolívia, seja implantada por todo o planeta, e que finalmente passemos a ver a Natureza e tudo que nela habita conosco, de fato como ‘’Somos Todos Um’’.
E claro, como não poderia deixar de ser, aqui o Amor é dedicado e oferecido totalmente sem fronteiras, e abrange a TODOS os seres da Criação. Por isso é que vim até aqui compartilhar esta notícia com vocês
Muita Paz em todos os corações, Luz, Amor, Sabedoria e Discernimento a cada um de nós.
O mundo carece e com urgência!
·٠•●❤ Um abraço fraterno e beijo em seu coração direto do meu!
Amor Incondicional e Paz em todos os Quadrantes, sem fronteiras. ❤●•٠·˙
Lucy
Gostou? Compartilhe ♥
Sobre a Autora:
Lucy Sem Fronteiras ❤ Ativista da ‘’Luz’’… uma Cidadã do Mundo, sua religião é o Amor, sua raça é a Humanidade e a Terra é o seu país. Interessada por ativismo, causas espiritualistas, pacifistas, ambientalistas e humanitárias. Mais ♥ | Facebook | Twitter | Contato |