‘Ativista Pacifista’ de 10 anos quer ajudar ONU em causas humanitárias e desenvolvimento sustentável | Com vídeo
Acessando o site da ONU encontrei esta pérola, que eu tinha de vir compartilhar com você, meu querido leitor e Amigo.
Um exemplo lindo demais, de uma verdadeira ‘’cidadã planetária’’, que desde tão tenra idade com certeza já faz a diferença no mundo e que serve de exemplo a todos nós, e em especial àqueles que acreditam que nunca podem fazer nada para mudar o mundo em que vivemos.
Também dedico este artigo às minhas queridas amigas apaixonadas pelas crianças e seus potenciais, Jeana Andréa, Rosane Amantéa e Sueli, que bem sabem do meu sonho em chegar à ONU também, aliás um dos motivos pelos quais criei o blog.
Confira abaixo, encante-se e por favor, ajude-me a divulgá-lo, pois esta notícia sim, é digna de correr o mundo mesmo:
“U ma “pequena ativista pacifista”. Foi assim que Ingrid Soto, de 10 anos, apresentou-se por e-mail ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) querendo atuar em causas humanitárias. Ela diz que “o mundo está em guerra social e psicológica” e precisa “se unir pela paz”.
Filha de uma técnica em segurança do trabalho e de um motorista de caminhão, a estudante de escola pública de Valinhos (SP) toca violão, teclado e está aprendendo violino. Seu sonho é ser cantora e os planos para a vida de artista estão traçados: vai doar parte do dinheiro para “ajudar hospitais [brasileiros] e crianças do Congo”.
Só sobre paz já compôs cinco músicas – letra e harmonia – em três idiomas. Isso porque faz kumon de inglês e aprende espanhol com a mãe, Carolina, brasileira-chilena.
Paz e União – Por Ingrid Soto
Entrevista à TV Record
Inspiração vem de ícones da música e da literatura
Entre os artistas que a inspiram estão Heitor Villa-Lobos, Vinícius de Moraes e Renato Russo. Do ex-líder do Legião Urbana sua canção predileta é Que País é Esse?. Mas a lista de preferências ainda tem espaço para Azul da Cor do Mar(Tim Maia), Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu) e Aquarela do Brasil (Ary Barroso).
É fã do inglês Peter Gabriel. “A música dele que eu mais gosto é Biko. Conhece? Sobre um ativista que morreu por causa de racismo”, explica. “Meus pais me levaram ao [festival] SWU. Eu não pude entrar porque só tinha 9 anos, mas ouvi do lado de fora e gostei muito quando ele [Peter Gabriel] disse que não pode ter criança-soldado”, relata.
Amante dos livros, a obra que mais lhe chama atenção é Odisseia [de Homero, também disponível em versão infantil] por mostrar que “sempre precisamos um do outro”. “Gosto muito quando a mitologia explica as coisas boas com várias situações do dia a dia”, justifica. E se identifica com a protagonista do A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga.
No cinema, diverte-se com a animação Procurando Nemo. “Tem um peixe que é igual ao meu pai, esquece de tudo; e pergunta a mesma coisa um monte de vezes, como a minha irmã [Anabell, de 5 anos, que Ingrid espera que vire sua empresária].”
Internet deixa o “mundo pequeno’’
Altamente ligada em tecnologia, a estudante considera que, diante do computador, “o mundo fica pequeno”. Pela Internet, acompanha as atividades do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em todo o mundo e visita semanalmente a sede das Nações Unidas.
“Acho linda a escultura que está na frente da ONU, nos Estados Unidos, pois é uma escultura simples e muito inteligente, onde qualquer pessoa entende o significado da obra”, avalia. Ingrid refere-se à peça “Não Violência”, do sueco Carl Fredrik Reuterswärd.
Nas horas vagas, produz programas de TV e rádio com o celular, que leva para a escola para apresentar aos amigos. “Fala de cultura e meio ambiente”, conta Ingrid, que representa todos os personagens com caracterizações de roupa e voz. Rainbow [arco-íris], Professora Folha, Senhorita Flower [flor] e o Ar se revezam num roteiro que inclui até promoções.
“Perguntei ‘o que você vai fazer pelo meio ambiente?’ A melhor resposta ganha uma viagem ao Monte Everest, patrocinada pelo Google Maps. Você vai congelar de emoção!”, ri.
Sustentabilidade também é assunto para criança
Ingrid acompanha as discussões sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e se empolgou com a campanha da ‘Eu sou Nós’, lançada dia 14 de maio pela ONU e o Comitê Nacional Organizador:
A pequena já mandou duas contribuições para o site O Futuro que Nós queremos: um poema e um vídeo.
O primeiro fala de esperança e o segundo explica que essa será a conferência mais importante da história. Como participante da maior conversa global sobre o futuro, Ingrid divulga seu endereço no Twitter e se coloca à disposição no Facebook para tirar dúvidas sobre o evento.
Durante entrevista concedida por telefone, o UNIC Rio perguntou se Ingrid estava preparada para a fama. Tranquila, respondeu sem hesitar: “Estou. Já saí no jornal de Valinhos.”
---------------------------
Que belo exemplo a ser seguido não é mesmo? Sintam a sua sensibilidade nestas palavras:
“A música me torna um Ser Humano mais compreensível, onde as notas traduzem meus pensamentos e minha voz, atravessam as fronteiras dos pensamentos.” (Ingrid Soto)
Leia outros artigos e exemplos de Cidadãos Planetários já publicados no blog e inspire-se!
Acompanhe também tudo o que vai sendo publicado no blog sobre a RIO +20 quando líderes de governo mundiais, estarão reunidos no Brasil, agora em Junho próximo, para discutirem sobre desenvolvimento sustentável.
E como eu disse no início deste post, este é um exemplo digno de ser mega compartilhado entre seus amigos e contatos!
Se encantou com esta história e quer comentar sobre a ‘’pequena’’ grande ativista e pacifista Ingrid Soto? Caso tenha alguma dificuldade no blog, leia aqui rapidinho, como comentar facilmente e depois volte para compartilhar seus pensamentos e sentimentos a respeito :)
Que todos nós tenhamos no coração, a pureza de sentimentos de uma criança, e que tenhamos a consciência de que podemos tudo quanto acreditarmos que podemos, e devemos fazer a nossa parte também, para construirmos juntos este novo mundo de Paz sem fronteiras de nenhuma espécie!
Alguém tem alguma dúvida, de que ela vai conseguir chegar lá?! Eu não tenho.
Muita Luz, Paz, Compaixão, Amor em todos os Corações planetários, Sabedoria e Discernimento…
·٠•●❤ Um abraço fraterno e um beijo em seu coração direto do meu!
Amor Incondicional e Paz em todos os Quadrantes, sem fronteiras. ❤●•٠·˙
Gostou? Compartilhe ♥
Sobre a Autora:
Lucy Sem Fronteiras ❤ Ativista da ‘’Luz’’… uma Cidadã do Mundo, sua religião é o Amor, sua raça é a Humanidade e a Terra é o seu país. Interessada por ativismo, causas espiritualistas, pacifistas, ambientalistas e humanitárias. Mais ♥ | Facebook | Twitter | Contato |