Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
Certo dia, o seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente deparou-se com o mapa do mundo.
Estava ali o que procurava! Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:
- "Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui ele está todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho. Mas faça tudo sozinho!
Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passados alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente.
A princípio o pai não deu ouvidos às palavras do filho. Seria impossível na sua idade, conseguir recompor um mapa que jamais havia visto.
Relutante o cientista relutou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
- "Você não sabia como era o mundo meu filho. Como conseguiu?????"
E então, na sua inocência, mas muito sabiamente o menino responde:
- "Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era....
Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!!!"
............................
Aiiiiiiiiiiiii... Pois é meu amigo, o texto acima não é de minha autoria. Eu recebi por e-mail e achei simplesmente maravilhoso e verdadeiro! E eu tinha que compartilhar com você!
Se acompanharmos as manchetes nos jornais, telejornais, na internet..., a maior parte das notícias relacionadas à falta de Paz no Mundo, geralmente estão associadas às dificuldades sócio-econômicas, políticas, à crise mundial financeira,...
Mas isto não é verdade, pois o que acontece é o contrário, a ordem é que está invertida.
A falta de Paz no Mundo, infelizmente remonta à anos, milênios. E justamente, as "dificuldades sócio-econômicas, políticas, a crise mundial financeira, a fome, a miséria, a desigualdade,"... é que existem, em função do comportamento humano!
Nosso amado planeta Terra hoje, da forma como o vemos, nada mais é, do que o resultado da somatória de nossos Pensamentos, Sentimentos e Ações Que também podem ser facilmente traduzidos em: EGOÍSMO, ORGULHO E VAIDADE! Passando ainda pelos caminhos do APEGO, da INÉRCIA e da IGNORÂNCIA.
Sim! É isto mesmo meu amigo. Sei o quanto é duro admitir, mas em resumo a verdade é esta. E já me antecipo dizendo que esta não é a "minha verdade". Pois, por mais negativa, mesquinha e egoísta que eu fosse, sozinha eu não conseguiria causar todo este estrago!
Tudo o que conhecemos hoje é reflexo de "nossas" escolhas. Aliás, de nossas "más escolhas," resultando em guerras internas e consequentemente, externas. E estas se existem, é sinal de que nosso interior, não está em paz.
Então diante disto eu lhe pergunto:
Você sabe como consertar o mundo? De que forma você pode contribuir para fazer deste, um mundo muito melhor, mais justo, mais humano, de igualdade, amor e de paz?
A resposta eu diria, é praticamente "simples": A PAZ NO MUNDO COMEÇA DENTRO DE CADA UM DE NÓS!
Porém, para a grande maioria, não é simples colocá-la em prática, uma vez que dá um "certo trabalho," (para ser modesta), demanda muita força de vontade, vivenciá-la sem cessar, uma imensa dose de humildade, e além de tudo, estar disposto ao desapego (desapegar-se do EGO).
Gosto muito de meditar sobre uma sábia frase que diz o seguinte:
" Toda Alegria que o Mundo contém vem de querer Felicidade para os outros.
Todo o sofrimento que o Mundo contém vem de querer Felicidade a si mesmo." - SHANTIDEVA
Ou seja, ninguém aqui está dizendo que é "pecado" você querer, desejar ser feliz.
Não, claro que não! Ao contrário! Todos nós temos o direito à felicidade. Aliás é para isto que estamos aqui! Para sermos plenos e felizes!
E este "pecado" não existe, mas é algo que infelizmente alguns seguimentos religiosos "implantam" em muitas pessoas, manipulando-as a fim de mantê-las como seus seguidores., fazendo uma verdadeira "lavagem cerebral". E muitos destes infelizmente, com suas mentes "adormecidas" e movidos pelo medo e pela ignorância (ignorar=desconhecer) acabam sendo convencidos disto. Ou seria, "deixando-se convencer"?! E o pior: atrasam a sua própria evolução e por consequência, a evolução do Planeta.
Portanto, se você viu desta forma a frase citada acima, leia novamente e compreenderá que o sentido é bem mais amplo, profundo e diferente.
Apenas quis dizer, que muitos deixam-se levar pelo egoísmo (e por tudo o que já fora citado anteriormente), pensam, sentem e agem apenas por si e para si mesmos. Há aqueles que movidos pela ganância de um "falso poder", passam por cima dos demais, e constroem a sua felicidade, sobre a infelicidade das outras pessoas. Um exemplo disto? Há vários. Que tal, alguns grandes líderes de governo mundiais, que iludidos e fascinados por este "poder" que têm em mãos, agem de tal forma em benefício de si próprios, alimentando seus egos, mesmo que em detrimento de multidões???!
O ego de muitos, foi e "é" massageado, sustentado e mantido com "dinheiro" e "por dinheiro". Mas o que dizer daqueles tantos "milhões" de pessoas, que lhes pagaram e ainda pagam com a própria vida?!
Este é apenas "um"(1) exemplo de egoísmo. Mas não se acomode, pois todos (inclusive Você e eu) temos a nossa parcela de responsabilidade. E o "macro"", apenas reflete o "micro", logo.....
Ao mesmo tempo, saber que a Paz depende do equilíbrio e da harmonia interna de todos, não é motivo para você ficar desanimado. Muito ao contrário novamente.
Pois se a Paz no Mundo começa dentro de cada um de nós, então devemos sim agradecer e aproveitar esta oportunidade. Porque acredito mesmo, que é muito melhor que ela esteja ao meu alcance e que eu possa dar a minha contribuição começando por melhorar o meu interior, do que se a "minha paz" dependesse única e exclusivamente, de ações de terceiros e estivesse nas mãos de outros. Já imaginou?!
Veja, nada mais me é pedido e a você também não, a não ser que eu fique em paz comigo mesma.
E quero acrescentar, que não me isento de nada do que disse até o momento, e nem muito menos da minha parcela de responsabilidade para o mundo do qual vivo e faço parte.
Mas hoje, consigo ficar mais atenta e prestar atenção à imagem que reflito às pessoas a minha volta, uma vez que meu mundo externo, apenas reflete o meu interior.
E o que quero compartilhar com você, é de que é possível sim! Tão possível, quanto necessário.
Aliás totalmente possível, e quer saber mais? Plenamente prazeroso!!! Principalmente quando se dá conta de que conseguiu vencer a si mesmo, vencer as suas próprias limitações, seus apegos, seus medos, eliminar de si mesmo antigas crenças limitadoras e passa a descobrir de que é o responsável por TUDO, inclusive pela sua felicidade!
Quanto mais vivencia a Paz interna, você sente-se cada vez mais fortalecido e cada vez consegue mais, e mais...! Descobre finalmente que pode SER, TER, FAZER (só não esqueça de respeitar o livre-arbítrio: o seu e o dos demais) ou CONSTRUIR tudo o que quiser, inclusive um Mundo melhor!
Pois quando você está realmente disposto a ir em busca de sua "Divina Essência", de seu "Eu Interior" (ou "Eu Superior" como queira), disposto a desapegar-se do Ego inflamado, do comodismo, da inércia, disposto a ser tolerante, a respeitar as diferenças,... você desperta, cresce, amadurece, liberta-se e finalmente caminha em direção à Verdadeira Felicidade! Aquela que ninguém pode lhe tomar, que ladrão algum pode lhe roubar, e que o tempo não destrói e nem mesmo a traça corrói.
Este sim é um grande e precioso tesouro! E o melhor disto tudo, é que está a seu alcance! Bem aí, dentro de você! Em seu Coração (que não o físico, o "órgão").
O Seu tesouro! A Sua Paz! E por consequência, ... a tão almejada Paz no Mundo!
Vamos, não coloque nas mãos de outros as responsabilidades que têm para consigo mesmo. Eu sei que a princípio pode parecer que dá muito trabalho (aliás é trabalhoso sim, por isto mesmo mencionei a questão da força de vontade), pois é muito mais fácil e cômodo culpar o sistema, reclamar do governo, das injustiças, do Bush, ... ou muito pior eu diria: atribuir como o castigo "DO Senhor!".
E aparentemente também é mais fácil "ser cego" e dessa forma, redimir-se da própria responsabilidade. Pode parecer fácil, mas é a mais pura e retrógrada ilusão!
Vamos lá, você consegue! Você pode! Torço por você também, afinal a Paz depende de cada um de nós! Não deixe para depois, .... até porque, nem tudo o que não é feito agora, significa que pode esperar por mais tempo.
E antes de finalizar este post, ofereço um presente a você meu amigo sem fronteiras. Espero humildemente, que possa lhe inspirar.
MEDITAÇÃO AUTOCONHECIMENTO
Dica: pause o player de músicas no alto, a esquerda
e assista ao vídeo acima
E antes de concluir, quero acrescentar as palavras que recebi de meu amigo e irmão do Coração, Ricardo (autor do livro "A Alquimia De Um Planeta") em um tópico abordado na comunidade Amor e Paz Sem Fronteiras no Orkut:
"Com a tua permissão, gostaria de acrescentar mais uma frase, esta que, com muito Amor, inundou meu coração... anos atrás:
"Abra as portas e janelas da tua Alma, não apenas para que adentre a luz do sol... Mas para que possa irradiar-se, livre e gloriosa, a 'Luz da Vida'!"
Não há como negar... Somos "aprendizes de Criador"! E o livre arbítrio é a Liberdade que 'Deus' nos outorgou, para que, uma vez revestidos à Sua Imagem e Semelhança, possamos manifestar a maravilhosa 'Substância-Energia-Amor Universal'... plasmando-a no mundo das formas, ainda que correndo o risco de tantos desacertos. Porém, certamente que provisórios, porque nosso propósito de existir é, conscientes disso... ou não, o caminho que conduz à Plenitude e Perfeição dos Mestres Ascensionados.
O grande Massarahu Taniguchi sempre disse: "Busquem contemplar apenas a Perfeição, em todas as coisas"! - Que grande Verdade Universal, trazida por este Iluminado... e que imensa atitude, se a praticarmos verdadeiramente, em 'constância' e 'discernimento'."
...............
Belas palavras meu amigo do coração, Ricardo. E que linda a história que inspirou este artigo humm. Sábio menino... há de se "consertar" o Homem primeiro, para junto, poder "consertar" o Mundo!
E muito obrigada também a você, meu amigo e querido visitante sem fronteiras! Agradeço por me acompanhar neste extenso post.
Muita Paz e Luz na mente e no coração! É o que lhe desejo e a todos os seus.
Namastê ♥