26 dezembro 2008

Você sabe como consertar o mundo?


Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
Certo dia, o seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente deparou-se com o mapa do mundo.
Estava ali o que procurava! Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- "Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui ele está todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho. Mas faça tudo sozinho!
 
Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passados alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente.
A princípio o pai não deu ouvidos às palavras do filho. Seria impossível na sua idade, conseguir recompor um mapa que jamais havia visto.
Relutante o cientista relutou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
- "Você não sabia como era o mundo meu filho. Como conseguiu?????"
E então, na sua inocência, mas muito sabiamente o menino responde:
- "Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era....
 
Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!!!"
............................
Aiiiiiiiiiiiii... Pois é meu amigo, o texto acima não é de minha autoria. Eu recebi por e-mail e achei simplesmente maravilhoso e verdadeiro! E eu tinha que compartilhar com você!
Se acompanharmos as manchetes nos jornais, telejornais, na internet..., a maior parte das notícias relacionadas à falta de Paz no Mundo, geralmente estão associadas às dificuldades sócio-econômicas, políticas, à crise mundial financeira,...
Mas isto não é verdade, pois o que acontece é o contrário, a ordem é que está invertida.
A falta de Paz no Mundo, infelizmente remonta à anos, milênios. E justamente, as "dificuldades sócio-econômicas, políticas, a crise mundial financeira, a fome, a miséria, a desigualdade,"... é que existem, em função do comportamento humano!
Nosso amado planeta Terra hoje, da forma como o vemos, nada mais é, do que o resultado da somatória de nossos Pensamentos, Sentimentos e Ações Que também podem ser facilmente traduzidos em: EGOÍSMO, ORGULHO E VAIDADE! Passando ainda pelos caminhos do APEGO, da INÉRCIA e da IGNORÂNCIA.

Sim! É isto mesmo meu amigo. Sei o quanto é duro admitir, mas em resumo a verdade é esta. E já me antecipo dizendo que esta não é a "minha verdade". Pois, por mais negativa, mesquinha e egoísta que eu fosse, sozinha eu não conseguiria causar todo este estrago!
Tudo o que conhecemos hoje é reflexo de "nossas" escolhas. Aliás, de nossas "más escolhas," resultando em guerras internas e consequentemente, externas. E estas se existem, é sinal de que nosso interior, não está em paz.
Então diante disto eu lhe pergunto:

Você sabe como consertar o mundo? De que forma você pode contribuir para fazer deste, um mundo muito melhor, mais justo, mais humano, de igualdade, amor e de paz?
 
A resposta eu diria, é praticamente "simples": A PAZ NO MUNDO COMEÇA DENTRO DE CADA UM DE NÓS!
Porém, para a grande maioria, não é simples colocá-la em prática, uma vez que dá um "certo trabalho," (para ser modesta), demanda muita força de vontade, vivenciá-la sem cessar, uma imensa dose de humildade, e além de tudo, estar disposto ao desapego (desapegar-se do EGO).
Gosto muito de meditar sobre uma sábia frase que diz o seguinte:

" Toda Alegria que o Mundo contém vem de querer Felicidade para os outros.
Todo o sofrimento que o Mundo contém vem de querer Felicidade a si mesmo." - SHANTIDEVA

Ou seja, ninguém aqui está dizendo que é "pecado" você querer, desejar ser feliz.
Não, claro que não! Ao contrário! Todos nós temos o direito à felicidade. Aliás é para isto que estamos aqui! Para sermos plenos e felizes!
E este "pecado" não existe, mas é algo que infelizmente alguns seguimentos religiosos "implantam" em muitas pessoas,  manipulando-as a fim de mantê-las como seus seguidores., fazendo uma verdadeira "lavagem cerebral". E muitos destes infelizmente, com suas mentes "adormecidas" e movidos pelo medo e pela ignorância (ignorar=desconhecer) acabam sendo convencidos disto. Ou seria, "deixando-se convencer"?! E o pior: atrasam a sua própria evolução e por consequência, a evolução do Planeta.

Portanto, se você viu desta forma a frase citada acima, leia novamente e compreenderá que o sentido é bem mais amplo, profundo e diferente.
Apenas quis dizer, que muitos deixam-se levar pelo egoísmo (e por tudo o que já fora citado anteriormente), pensam, sentem e agem apenas por si e para si mesmos. Há aqueles que movidos pela ganância de um "falso poder", passam por cima dos demais, e constroem a sua felicidade, sobre a infelicidade das outras pessoas. Um exemplo disto? Há vários. Que tal, alguns grandes líderes de governo mundiais, que iludidos e fascinados por este "poder" que têm em mãos, agem de tal forma em benefício de si próprios, alimentando seus egos, mesmo que em detrimento de multidões???!

O ego de muitos, foi e "é" massageado, sustentado e mantido com "dinheiro" e "por dinheiro". Mas o que dizer daqueles tantos "milhões" de pessoas, que lhes pagaram e ainda pagam com a própria vida?!
Este é apenas "um"(1) exemplo de egoísmo. Mas não se acomode, pois todos (inclusive Você e eu) temos a nossa parcela de responsabilidade. E o "macro"", apenas reflete o "micro", logo.....
Ao mesmo tempo, saber que a Paz depende do equilíbrio e da harmonia interna de todos, não é motivo para você ficar desanimado. Muito ao contrário novamente.
Pois se a Paz no Mundo começa dentro de cada um de nós, então devemos sim agradecer e aproveitar esta oportunidade. Porque acredito mesmo, que é muito melhor que ela esteja ao meu alcance e que eu possa dar a minha contribuição começando por melhorar o meu interior, do que se a "minha paz" dependesse única e exclusivamente, de ações de terceiros e estivesse nas mãos de outros. Já imaginou?!
Veja, nada mais me é pedido e a você também não, a não ser que eu fique em paz comigo mesma.


E quero acrescentar, que não me isento de nada do que disse até o momento, e nem muito menos da minha parcela de responsabilidade para o mundo do qual vivo e faço parte.
Mas hoje, consigo ficar mais atenta e prestar atenção à imagem que reflito às pessoas a minha volta, uma vez que meu mundo externo, apenas reflete o meu interior.
E o que quero compartilhar com você, é de que é possível sim! Tão possível, quanto necessário.
Aliás totalmente possível, e quer saber mais? Plenamente prazeroso!!! Principalmente quando se dá conta de que conseguiu vencer a si mesmo, vencer as suas próprias limitações, seus apegos, seus medos, eliminar de si mesmo antigas crenças limitadoras e passa a descobrir de que é o responsável por TUDO, inclusive pela sua felicidade!

Quanto mais vivencia a Paz interna, você sente-se cada vez mais fortalecido e cada vez consegue mais, e mais...! Descobre finalmente que pode SER, TER, FAZER (só não esqueça de respeitar o livre-arbítrio: o seu e o dos demais) ou CONSTRUIR tudo o que quiser, inclusive um Mundo melhor! 
 
Pois quando você está realmente disposto a ir em busca de sua "Divina Essência", de seu "Eu Interior" (ou "Eu Superior" como queira), disposto a desapegar-se do Ego inflamado, do comodismo, da inércia, disposto a ser tolerante, a respeitar as diferenças,... você desperta, cresce, amadurece, liberta-se e finalmente caminha em direção à Verdadeira Felicidade! Aquela que ninguém pode lhe tomar, que ladrão algum pode lhe roubar, e que o tempo não destrói e nem mesmo a traça corrói.
Este sim é um grande e precioso tesouro! E o melhor disto tudo, é que está a seu alcance! Bem aí, dentro de você! Em seu Coração (que não o físico, o "órgão").
O Seu tesouro! A Sua Paz! E por consequência, ... a tão almejada Paz no Mundo!
Vamos, não coloque nas mãos de outros as responsabilidades que têm para consigo mesmo. Eu sei que a princípio pode parecer que dá muito trabalho (aliás é trabalhoso sim, por isto mesmo mencionei a questão da força de vontade), pois é muito mais fácil e cômodo culpar o sistema, reclamar do governo, das injustiças, do Bush, ... ou muito pior eu diria: atribuir como o castigo "DO Senhor!".


E aparentemente também é mais fácil "ser cego" e dessa forma, redimir-se da própria responsabilidade. Pode parecer fácil, mas é a mais pura e retrógrada ilusão!
Vamos lá, você consegue! Você pode! Torço por você também, afinal a Paz depende de cada um de nós! Não deixe para depois, .... até porque, nem tudo o que não é feito agora, significa que pode esperar por mais tempo.
E antes de finalizar este post, ofereço um presente a você meu amigo sem fronteiras. Espero humildemente, que possa lhe inspirar.
 
MEDITAÇÃO AUTOCONHECIMENTO
Dica: pause o player de músicas no alto, a esquerda
e assista ao vídeo acima

E antes de concluir, quero acrescentar as palavras que recebi de meu amigo e irmão do Coração, Ricardo (autor do livro "A Alquimia De Um Planeta") em um tópico abordado na comunidade Amor e Paz Sem Fronteiras no Orkut:

"Com a tua permissão, gostaria de acrescentar mais uma frase, esta que, com muito Amor, inundou meu coração... anos atrás:
"Abra as portas e janelas da tua Alma, não apenas para que adentre a luz do sol... Mas para que possa irradiar-se, livre e gloriosa, a 'Luz da Vida'!"

Não há como negar... Somos "aprendizes de Criador"! E o livre arbítrio é a Liberdade que 'Deus' nos outorgou, para que, uma vez revestidos à Sua Imagem e Semelhança, possamos manifestar a maravilhosa 'Substância-Energia-Amor Universal'... plasmando-a no mundo das formas, ainda que correndo o risco de tantos desacertos. Porém, certamente que provisórios, porque nosso propósito de existir é, conscientes disso... ou não, o caminho que conduz à Plenitude e Perfeição dos Mestres Ascensionados.
O grande Massarahu Taniguchi sempre disse: "Busquem contemplar apenas a Perfeição, em todas as coisas"! - Que grande Verdade Universal, trazida por este Iluminado... e que imensa atitude, se a praticarmos verdadeiramente, em 'constância' e 'discernimento'."
...............
Belas palavras meu amigo do coração, Ricardo. E que linda a história que inspirou este artigo humm. Sábio menino... há de se "consertar" o Homem primeiro, para junto, poder "consertar" o Mundo!
E muito obrigada também a você, meu amigo e querido visitante sem fronteiras! Agradeço por me acompanhar neste extenso post. 


Muita Paz e Luz na mente e no coração! É o que lhe desejo e a todos os seus.
Namastê

Gostou? Compartilhe ♥


Print Friendly and PDF

   Sobre a Autora:  

Lucy Sem Fronteiras Lucy Sem Fronteiras ❤  
Ativista da ‘’Luz’’… uma Cidadã do Mundo, sua religião é o Amor, sua raça é a Humanidade e a Terra é o seu país. Interessada por ativismo, causas espiritualistas, pacifistas, ambientalistas e humanitárias.
Mais ♥ | Facebook | Twitter | Contato

Ou receba as atualizações no seu email:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Comentários
6 Comentários

6

Comentários:

Anônimo comentou...

Mas nao existe maior ensinamento que este, Lucy... Quando todos tivermos consciência de que buscar a 'Sintonia' nao é um ato do ego, a Terra e seus habitantes estarao se harmonizando, vivendo a "Divina Utopia", a Perfeicao do propósito Divino: "De que sejamos simplesmente simples, humildes (no melhor sentido da palavra) e Felizes, em cada segundo de nossas existências!"
Obrigado, amiga, por tua gentileza, por tua presenca sobre o planeta, aqui e agora... e por espelhar-se naquilo que é a heranca divina de todos nós: "Amor, Sabedoria e Poder".
Me diga: "Existe algo melhor na vida que 'Amar sem fronteiras'?" É só um caminho, claro, mas que foi apontado pelos maiores Mestres que já passaram por este torrao cósmico... e pelas demais estrelas do firmamento.
Beijos................
(A propósito, 'Amo ser teu amigo'!)
Obrigado por tudo,
Ricardo

Conexões de Luz comentou...

Lucy, que prazer entrar em contato contigo. Sou Claudia, do Conexões de Luz, e vim te conhecer. Li teu último post e estou grata por este momento. Maravilhosa mensagens, palavras...conteúdo pra ser lido e relido várias vezes. Obrigada por acompanhar o nosso blog. Amor e Luz sempre, Claudia

Jeana Andrea comentou...

Então Lucy, estou virando visitante diária de seu blog, estou lendo com calma todos os seus textos e o texto comO consertar o mundo me chamou muito a atenção. Como consertar o mundo, minha flor, como? O texto retrata muito bem para onde a humanidade esta caminhando, ou melhor para onde a mesquinhez esta nos levando. No início do texto vc faz um questionamento bem pertinente e no final vc mesma responde a esse questionamento com a seguinte citação: "Abra as portas e janelas da tua Alma, não apenas para que adentre a luz do sol... Mas para que possa irradiar-se, livre e gloriosa, a 'Luz da Vida'!"
Quando tomarmos consciência da LUZ da VIDA, estaremos litealmente, dando um passo importantíssimo para em busca de um mundo melhor e mais justo sem nenhum tipo de desigualdade e injustiça.
Fico fascinada pelas suas palavras. Parabéns minha amiga. Nunca desista, pois um dia, tenho plena convicção, vc vai chegar onde merece estar.
Bjus em seu nobre coração.

P.S. Ja montei uma peça teatral com alunos do 3º ano do ensino fundamental com o texto que vc cita. Ficou barbáro.
Profª JEANA ANDRÉA

Marcia Prado comentou...

Lu amada! Hj é dia de passear por aqui. Já vi Vivi, e agora vim te ver. Já votei e enviei pra amigos. VC vai ganhar amiga.
Quanto à mensagem, esse texto me remete a vários momentos de minha vida, inclusive o agora. Paz, amiga, paz sempre no coração e na mente e qdo vier um pensamento q seja contrário a paz estou aprendendo a substituí-lo por um de paz. Mesmo que eu me sinta injustiçada, deverei compreender as razões de tais situações, aí sim estarei plana de paz. Beijo grande.

Lucy Sem Fronteiras comentou...

Ohh Marcia minha querida!
Há tempos que não vinha até aqui :)
E foi muito bom! Não só por teu carinho gostoso e presença aqui em Amor e Paz, como tb por rever a msg de mais amigos de alma, tão queridos também, e que deixaram sua expressão resgistrada sobre este post.
Pois é minha amiga, se não tivermos paz interna, não poderemos manifestá-la no exterior. Somente vivenciando é que sentimos. Não tem outro modo, não é mesmo minha linda?! :))

Quanto a sentir-se injustiçada, acredito que todos nós já vivenciamos uma situação assim na vida. Mas só não podemos nos esquecer nunca, de que as pessoas fazem conosco, aquilo que 'NÓS' as deixamos fazer.
Portanto vamos lá Ma, tomar as rédeas de nossa própria vida, e nos permitir somente o que for bom.

Beijo grande em teu coração lindo minha querida, e também a todos que por aqui passram há há mais tempo.
Por sorte, todos ainda somos amigos, e estamos um no coração do outro srs.

Fico feliz e sou grata com a sua presença!
Compartilhe idéias, comente os artigos, dê sugestões e ajude o blog a crescer. Seu comentário é importante, seja bem vindo!
Leio e respondo por aqui.
Volte para ler, tá ♥ \o/ ♥ e recomende se gostar;)
Aqui todos deverão ser respeitados em suas diferenças.

Obs:
• Se seu comentário não tem relação com este post,
deixe-o no LIVRO DE VISITAS..
• Se preferir enviar um e-mail, visite a página de CONTATO..
• Siga, acompanhe, participe e fale comigo nas REDES SOCIAIS..

Os comentários deste blog são moderados. Mas é sempre um prazer recebê-lo aqui :)

•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Paz e Amor! Beijos no ♥ direto do meu ♥ •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤



Acompanhe Amor e Paz Sem Fronteiras ♥



Junte-se a nós por Amor e Paz ♥



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença

Cite sempre a fonte original, inclua o link e não retire os créditos. Todos somos dotados de infinita capacidade criadora. Crie, não copie. Exerça seu poder criador.

www.amorepazsemfronteiras.com.br

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape Creative Commons License
♥ Amor e Paz Sem Fronteiras ♥ by Lucy Ramos * sob uma Licença Creative Commons