17 abril 2010

Amizade real X simulacro de amigos | Wagner Borges

 
Amizade real
 

Falando de Amizade, Simulacros, Relacionamentos,

Carma e Verdades, na “lata”

 

Os leitores que nos visitam há mais tempo, sabem o quanto gosto do Wagner Borges, pelo conteúdo universalista de suas mensagens, sem apegar-se a seguimento filo-religioso algum, porém trazendo-nos contribuições valiosas de vários deles, em especial do Hinduísmo, Budismo,… falando do Mestre Jesus, de Rama, Krishna, Buddha, entre tantos outros Grandes Avatares, cuja única ‘religião’ a qual representam, é a do Amor!

Para quem está chegando agora, clique para ler  outros artigos de Wagner Borges já publicados aqui

E hoje, compartilho com você, este texto que versa sobre a Amizade Verdadeira (com ‘A’ maiúsculo mesmo) e os ‘simulacros de amigos’. É algo que serve para nossa reflexão interna, tanto para compreendermos melhor a nós mesmos, quanto àqueles que por vezes ‘partem’ e/ou ‘chegam’ às nossas vidas.

Delicie-se então:

 

Amizade Real x simulacro de amigos

Resposta da Companhia do Amor a uma pergunta feita por um amigo próximo, que enviou um e-mail triste, em que conta como estava magoado com a ruptura de uma amizade antiga, por motivos bobos, que, segundo ele, poderiam ter sido resolvidos com mais diálogo, maturidade e compreensão.


"Não existem inimigos fora de você mesmo.
Sabe aquele amigo de ontem, que hoje lhe detesta ou depõe contra? Na verdade, nunca foi seu amigo verdadeiro. Era um *'simulacro’ de amigo.

Amigo real, dos bons, jamais vira a cara, mesmo com todas as adversidades conjuminando contra; mesmo com fofocas e tolices rolando no meio escuro da maledicência.
A vida é assim: as pessoas vão e vêm, e vice-versa; faz parte do jogo de viver.

Quem é verdadeiro, pontifica na amizade e no respeito; quem é amigo só de fachada, sempre tem algum interesse mesquinho no final; sempre apresentará a conta pela amizade.
Birras, muxoxos, pirraças, semblantes amarrados ou falação descabida pelas costas, tudo isso faz parte do coração do simulacro de amigo. Ou seja, é estado de consciência dele mesmo.

Portanto, passe por isso tranquilamente. As consciências se encontram na eternidade da vida, isso é certo. O que não foi feito corretamente, com certeza será esclarecido; às vezes, em outros planos de consciência, onde cada um poderá ver o que está no coração do outro, sem véus ou falação descabida. Deixe o tempo rolar suas águas por baixo das pontes vitais...

De sua parte, apenas seja generoso. Perdoe os atritos e palavras mal projetadas por outros. Você não sabe o que se passa no íntimo de ninguém. Aliás, muitas vezes você não sabe nem o que se passa com você mesmo, ou o por quê de certas sensações e coisas que sente e lhe impulsionam os atos.

Deixe os outros com eles mesmos, cada um com a responsabilidade daquilo que fala, sente e faz. E, você, consigo mesmo, ciente de tudo o que acontece em seus pensamentos, emoções e atitudes. E responsável, acima de tudo.

Se alguém falou mal de você, problema da pessoa - causa e efeito de cada um-; mas se você se ofendeu com isso, aí o problema é seu - causa e efeito seus mesmo. E se você falou mal, isso é seu também. É simples assim; chama-se causa e efeito".

* * *
"Sabe quem entende bem disso? O *Dr. Carma! Ele é o especialista.
Trabalhe a paz em você mesmo. A imaturidade dos outros é problema deles.
Evite julgar a conduta alheia; se alguém quer se afastar, respeite.
Se os motivos alheios forem pequenos, isso é deles mesmos.
Preste mais atenção nos seus próprios motivos; se eles forem pequenos, resolva-os. E um dos motivos pequenos é justamente o aborrecer-se com o julgamento alheio.
Quando o amigo é um simulacro, a atitude é pequena.
Amizades, casamentos ou sociedades de simulacro, sempre acabam pequenos.
Só o amor é real e grandioso! E isso é tão raro! Tão raro como respeitar a vida".

* * *
"Rapaz, seja grandioso! Não por ego, mas pela sua paz de espírito.
Saiba valorizar melhor os seus amigos reais, e jamais os perca, pois eles são raros. São eles que lhe compreenderão nos momentos difíceis; são eles que permanecerão.
E não leve as coisas tão a sério, nem a si mesmo, ou o que dizem de você.
Seja você mesmo, mas grandioso! Dá trabalho, mas garante a melhoria.
Mas, também dá trabalho ser pequeno: dói demais, por dentro.
E, quem projeta farpas no mundo, é porque já as tinha em seu arsenal interior".

P.S.:

O mantra de hoje é "OM GRANDIOSO OM!"
- Companhia. do Amor -
A Turma dos Poetas em Flor***.

(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - Curitiba, em 10 de outubro de 2006).

Notas:

* Simulacro: aparência; imitação; superficialidade; aspecto exterior e enganador.

* Carma (do sânscrito Karma):  Ação; Causa; é a Lei Universal de causa e efeito. Tudo aquilo que pensamos, sentimos e fazemos são movimentações vibracionais nos planos mental, astral e físico, gerando causas que inexoravelmente apresentam seus efeitos correspondentes no universo interdimensional.

 

Logo, obviamente não há efeito sem causa, e os efeitos procuram naturalmente as suas causas correspondentes. A isso os hindus chamaram de Carma.

*** A Companhia do Amor é um grupo de cronistas, poetas e escritores brasileiros desencarnados que me passam textos e mensagens espirituais há vários anos. Em sua grande maioria, são poetas e muito bem humorados. Segundo eles, os seus escritos são para mostrar que os espíritos não são nuvenzinhas ou luzinhas piscando em um plano espiritual inefável. Eles querem mostrar que continuam sendo pessoas comuns, apenas vivendo em outros planos, sem carregar o corpo denso. Querem que as pessoas encarnadas saibam que não existe apenas vida após a morte, mas, também, muita alegria e amor.
Os seus textos são simples e diretos, buscando o coração do leitor.
Para mais detalhes sobre o trabalho dessa turma maravilhosa, ver os livros "Companhia do Amor - A Turma dos Poetas em Flor - Volumes 1 e 2" - Edição independente - Wagner Borges, e sua coluna no site do IPPB: www.ippb.org.br "

---------------------------

Aproveito para agradecer a Deus Pai Mãe, por todos os amigos 'reais', verdadeiros e sem fronteiras que conquistei ao longo da existência!


Sou grata também, até pelos 'simulacros' que passaram por minha vida… Cada qual me ensinou algo que me ajudou a crescer ;)
Espero imensamente, que por menor que seja, eu também tenha-lhes contribuído em algum momento de suas vidas.

Muita Paz, Amor, Luz, Sabedoria, Alegria e Amizade Real a todos.

 

˙·٠•●❤ Um abraço fraterno e beijos no coração direto do meu!

Amor Incondicional e Paz em todos os Quadrantes, sem fronteiras ❤●•٠·˙

Lucy

www.amorepazsemfronteiras.com

amor

Gostou? Compartilhe ♥


Print Friendly and PDF

   Sobre a Autora:  

Lucy Sem Fronteiras Lucy Sem Fronteiras ❤  
Ativista da ‘’Luz’’… uma Cidadã do Mundo, sua religião é o Amor, sua raça é a Humanidade e a Terra é o seu país. Interessada por ativismo, causas espiritualistas, pacifistas, ambientalistas e humanitárias.
Mais ♥ | Facebook | Twitter | Contato

Ou receba as atualizações no seu email:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Comentários
6 Comentários

6

Comentários:

Jeana Andrea comentou...

Minha queria amiga, só um ser "iluminado" e "incandescente" como você para abordar um tema tão gostoso como esse.
Ahh, a amizade... o doce sabor da amizade... Me comovo com isso, sabe?

Há exato, uma semana atrás, recebi um email de uma amiga muito especial e querida que dizia o seguinte: "(...) amizade é uma troca, e amigos mesmo estão conosco quando estamos bem, ou nem tão bem assim. Porque é facílimo ter amigos quando tudo está cor de rosa. Mas nos primeiros segundos de dificuldade ou necessidade é que vemos mesmo, onde é que estão e quem são nossos amigos.(...) repito: é facil conhecer alguem e ir dizendo 'ahh eu te amo daqui, te amo dali',... mas é na hora 'do vamo vê' que a coisa pega."

Luciana, o que o mais o ser humano pode desejar na vida, tendo amigos que transmitem tanta emoção? Isso é a verdadeira essência da amizade. Não aquela egoísta, que envenena a alma... mas aquela que compartilha, que vibra, que mostra os erros sem que isso ofenda a pessoa que receba, que sonha, que busca... aff, é um sentimento maravilhoso.
Com esse delicioso trecho do email que recebi, acho que não há mais comentários a tecer sobre AMIZADE, o trecho fala por si. Apenas aproveito, esse espaço, para agradecer a Deus as pessoas que tenho em minha volta, são essenciais em minha e sempre estão lá... na medida exata, nem mais nem menos...Sou abençoada!
E faço minhas as suas palavras: "Sou grata também, até pelos 'simulacros' que passaram por minha vida. Cada qual me ensinou algo que me ajudou a crescer.
Espero imensamente, que por menor que seja, eu também tenha-lhes contribuido em algum momento de suas vidas."

Um brinde a amizade, um brinde a VERDADEIRA AMIZADE que só faz acrescentar e crescer.

Como sempre, faço-te reverência e a Wagner Borges pelo maravilhoso texto... Nunca nos esqueçamos porém, que nosso melhores amigos são o Supremo e nós mesmos... Se não nos amarmos e não nos aceitarmos, jamais poderemos aceitar ou amar aos outros...Aceitemos nossos defeitos para aceitar a dos nossos amigos! Amemos a Deus sobre todas as coisas, assim e somente assim, poderemos amar nosso "outrém"

Te amo muito amiga...
Bjus em teu coração lindo!

:)

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se reencontram, mesmo depois de muitos anos afastados, sua amizade é tão forte quanto sempre."
(Deng Ming-Dao)

Jeana Andrea comentou...

AMIGOS
(Vinicius de Moraes)


"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.

Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta
necessidade que tenho deles.

A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,
eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ....

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.

Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida.

Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar.

Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure.

E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente,construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado.

Se todos eles morrerem, eu desabo!

Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles.

E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.

Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ...

Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os".

Sueli comentou...

Lucy, minha querida!
Desculpa eu não ter vindo aqui antes...falta de tempo mesmo.
Não poderia deixar de comentar este post, simplesmente espetacular e algo que há muito tempo me deixava 'magoada': a decepção com 'amigos'. Mas te digo que em meus 62 anos de vida, estou conseguindo 'separar o verdadeiro do simulacro', pq realmente mágoas, só faziam mal a mim!
Hoje, começo a entender e 'sentir' que não podemos julgar, não só amigos, mas todo ser humano que de alguma forma passa pela nossa vida. E...muito menos 'mudar' qualquer pessoa.
Amiga, é difícil, mas temos que tentar, lendo textos como este, e colocando em prática , com o coração aberto.
Atualmente, posso te dizer, que até na família temos amigos e simulacro. tanto que minha melhor amiga é minha neta, adolescente.E... inúmeros alunos adolescentes que eu tive são amigos verdadeiros, q 'sentem' quando não estou bem e ás vzs com UMA PALAVRA, me dão o apoio necessário.E como é bom isso!
Não tenho amigos em quantidade, mas em qualidade, e os demais, procuro ter 'compaixão', q não é pena, como muitos interpretam.É um sentimento que não sei explicar, mas que só me faz bem.
Tu, Lucy, és luz para todos!És sem fronteiras! Obrigada por seres minha amiga!Estou aprendendo...
Eu sinto isso...e conta comigo...sempre!
Bjs de montão!

Lucy Sem Fronteiras comentou...

♥ Minhas amadas Su e Je,

Muito obrigada mais uma vez pela presença e por teus comentários tão enriquecedores minhas queridas!!!

E sim meninas, a amizade é algo por demais precioso e não há tempo ou espaço que possa minimizá-la, quando trata-se de uma amizade verdadeira.
E mágoa minhas amigas, quem é que nunca as teve hummm?
Sim temos, mas a melhor coisa é não culparmos ninguém, nem a nós mesmos, e aprendermos a 'deixar ir' quando assim o 'outro'(a) desejar. Que fique em nossas vidas, somente quem dela faça parte!
E isso mesmo Sueli, vc falou muito bem, quando lembra da relação familiar. Quantos simulacros temos por vezes, 'dentro' de nossa própria família!

Não nos importemos com a quantidade e sim com a qualidade de nossos relacionamentos.
Abençoemos quem 'se vai' de nossas vidas.... igualmente abençoemos quem 'fica' e quem chega tb.
Porém, só não vale insistir em querer manter um 'simulacro' ao nosso lado :)))

♥ Beijos em seus corações minhas queridas, bem aqui, de verdade direto do meu,
minhas amigas VERDADEIRAS! :))

Anônimo comentou...

Amigo é para todas as horas, e mesmo o que você entitulou de "simulacro", ainda assim, ensina a dar valor ainda mais ao que é verdadeiro. Somos o que podemos ser, e o que fizermos por nós mesmos, estaremos fazendo por todos os nossos.
Os que estão próximos, por vezes, não demoram muito, mas existem os verdadeiros amigos e estes são para a vida inteira! Adorei esse seu relato e sou grata por poder postar este comentário.
Muita paz e compreensão para todos nós.

Naiana.

Lucy Sem Fronteiras comentou...

♥ Olá Naiana,

É verdade, amigo é para todas as horas. Todas! Independente de como estejamos, bem, ou nem tão bem assim.
Que graça! Agradeço a sua presença e suas palavras tão queridas!
Tb concordo contigo ao dizer que: .... " os que estão próximos, por vezes, não demoram muito, mas existem os verdadeiros amigos e estes são para a vida inteira!"

E assim, agradeço a Deus Pai/Mãe pelos amigos verdadeiros que tenho e que fazem parte de minha vida, e mais do que isso, que sabem usufruir da minha presença, e me amam tb mesmo em minha ausência.
Considere-se muito bem vinda minha querida, e sinta-se a vontade para comentar neste cantinho de Amor e Paz, que lhe espera sempre, de coração aberto :))

Beijos em seu ♥ direto do meu ♥

Fico feliz e sou grata com a sua presença!
Compartilhe idéias, comente os artigos, dê sugestões e ajude o blog a crescer. Seu comentário é importante, seja bem vindo!
Leio e respondo por aqui.
Volte para ler, tá ♥ \o/ ♥ e recomende se gostar;)
Aqui todos deverão ser respeitados em suas diferenças.

Obs:
• Se seu comentário não tem relação com este post,
deixe-o no LIVRO DE VISITAS..
• Se preferir enviar um e-mail, visite a página de CONTATO..
• Siga, acompanhe, participe e fale comigo nas REDES SOCIAIS..

Os comentários deste blog são moderados. Mas é sempre um prazer recebê-lo aqui :)

•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Paz e Amor! Beijos no ♥ direto do meu ♥ •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤



Acompanhe Amor e Paz Sem Fronteiras ♥



Junte-se a nós por Amor e Paz ♥



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Licença

Cite sempre a fonte original, inclua o link e não retire os créditos. Todos somos dotados de infinita capacidade criadora. Crie, não copie. Exerça seu poder criador.

www.amorepazsemfronteiras.com.br

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape Creative Commons License
♥ Amor e Paz Sem Fronteiras ♥ by Lucy Ramos * sob uma Licença Creative Commons